


Há 40 anos alimentando boas ideias
A história da SAMI FOODS teve início no final dos anos 70, quando o Sr. Sami Youssef Noujaim e sua esposa, a Sra. Ursolina Faidiga Noujaim, resolveram transformar a paixão pela gastronomia Árabe em um negócio de família.
​
O Sr. Sami nasceu no Líbano no ano de 1925 e, em 1959, resolveu deixar sua terra natal em decorrência dos conflitos e guerras que seu País atravessava e que ceifavam as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
​
Assim como milhares de “Brimos”, ele escolheu o Brasil como sua nova morada porque identificou aqui a possibilidade de viver em paz, formar uma família e empreender para, em suas palavras, “construir alguma coisa”.



A vocação libanesa pelo comércio sempre foi a grande direcionadora das suas ações, desde sua chegada ao porto de Santos-SP, vindo à bordo de um navio numa viagem de 40 dias.
Desde o início, ele se estabeleceu no interior do Estado de São Paulo, morando inicialmente em Ibitinga e, após um curto período de tempo, mudou-se para Bariri, na região centro-oeste do Estado, onde montou uma mercearia que comercializava uma grande variedade de alimentos e bebidas.
​
Semanalmente viajava até a capital, onde buscava produtos diferenciados e de qualidade para vender em seu estabelecimento comercial.
Em 1969, casou-se com a Sra. Ursolina (a Da. Sula) com quem teve 3 filhas e 1 filho: a Huda, a Soraia, a Patrícia e o caçula José.
Mesmo sendo de origem italiana, o dom natural da Da. Sula pela cozinha fez com que ela logo aprendesse a preparar pratos de origem árabe “como poucas sírias/libanesas” preparavam. Incialmente, começaram a fazer e comercializar os Talemes, um tipo de “esfirra” com massa a base de fubá de milho que é assado numa chapa e que é recheado ou com COALHADA SECA TEMPERADA ou carne moída ou chicória.
Desde o início, e mesmo com as filhas e filho pequenos, era somente a família quem trabalhava incansavelmente para fazer o negócio prosperar, e o amor e a paixão colocados no preparo dos Talemes, fez com que o produto se popularizasse na cidade e em pouco tempo a demanda “explodisse”. E foi para atender essa demanda crescente pelos Talemes que a produção regular de COALHADA teve início.
Nestes 40 anos de produção, o processo produtivo, que se manteve artesanal, regular e constante da COALHADA, selecionou microrganismos específicos que garantem a qualidade e um sabor único aos nossos atuais dois produtos: a COALHADA SECA e a COALHADA SECA TEMPERADA.
Tais características fizeram com que as filhas e o filho do Sr. Sami e da Da. Sula, hoje adultos e com profissões distintas (a Huda e a Patrícia são médicas, a Soraia é dentista e o José é veterinário), decidissem manter a tradição da produção ARTESANAL de COALHADA para oferecer a você um produto único e sem comparação com os similares presentes no mercado.
Além da qualidade e característica única das nossas COALHADAS, a decisão em manter a oferta delas a você é também uma forma de homenagear o Sr. Sami, falecido em 2016, e a Da. Sula, que é quem, com amor e carinho, garante toda a qualidade e tradição das coalhadas que há 40 anos alimenta boas ideias.